18 de maio de 2014

Categoria:

RELIGIÃO & HOMOSSEXUALIDADE!

Compartilhe
      



       O debate religião x homossexualidade envolve bastante polemica e esta sempre causando alvoroço na mídia. A cada noticia veiculada, percebemos que é uma discussão que esta longe de encontrar um desfecho,  de um lado, aqueles que dizem que a homossexualidade é um pecado, condenando os gays e usando a Bíblia como referencia para explicar os motivos do preconceito. Do outro, os indivíduos que lutam por uma melhor interpretação da Bíblia e que pregam o respeito e a liberdade dos homossexuais, alegando que descriminação não faz parte  da proposta de amor pregada pelo mesmo livro que os homens usam como referência para os ensinamentos de Deus.
       O tema é polemico e data de tempos remotos na  historia das civilizações: existe registros desta pratica desde as antigas Babilônia e Canaã, e na Grécia antiga, era muito comum o amor entre homens.
       No seguimento cristão, o catolicismo reprova a homossexualidade e utiliza os livros bíblicos Gênesis, Levítico e as Cartas de São Paulo como respaldo para tal reprovação. O Protestantismo, apesar da não aprovação por alguns representantes, em comparação aos católicos, são mais maleáveis. A Dinamarca, pais com alto índice de população protestante, foi um dos primeiros locais a reconhecer os direitos da união homossexual.
       Atrás a Igreja refugia-se na bíblia para condenar a homossexualidade (entendida como uma relação amorosa estável e fiel entre duas pessoas que se amam e querem ser família), contudo a linguagem bíblica não se refere a homossexualidade como a entendemos, mas a prostitutos masculinos que eram utilizados nos cultos pagãos. Certamente que em parte alguma da Bíblia se legisla sobre o tema de uma atração profunda e de amor entre dois adultos do mesmo sexo, resultando num compromisso.
       Estamos certos que Deus não olhara para a homossexualidade como pecado. Como seria isso possível de acontecer num Deus que ama e ampara todas as criaturas sem exceções? Efetivamente, se a homossexualidade for entendida como identidade psicossexual dentro das fronteiras de um desenvolvimento humano saudável e psicológico, tendo por significado um relacionamento estável amoroso, então sendo Deus amor, onde há amor verdadeiro Deus esta presente e onde Deus esta presente não pode existir pecado.

       O filme Orações para Bobby aborda a questão religião x homossexualidade através dos conflitos estabelecidos dentro do âmbito familiar. 



1 comentários:

  1. eu já assisti esse filme e chorei muito,é a realidade para muitos homossexuais.

    ResponderExcluir