22 de maio de 2014

Categoria:

A ABORDAGEM DA HOMOSSEXUALIDADE NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS.

Compartilhe
A telenovela ultrapassa o entretenimento, pois se oferece como aliada na denuncia à corrupção e à violência doméstica, ajudam as pessoas a saírem do vício do álcool e das drogas. Seus enredos abrem espaço para a discussão de problemáticas sociais como o racismo, a religião e claro a homossexualidade.

Porém com a evolução da telenovela e da própria televisão, a forma de contar suas histórias estão inteiramente ligadas as ideologias dominantes.

Um exemplo disso foi o primeiro beijo gay apresentado na rede Globo em horário nobre pelo casal “Niko e Félix”. Este beijo é, sem dúvida, um marco importante na história da teledramaturgia brasileira e da luta pela aceitação de casais homoafetivos e contra a homofobia no Brasil. No entanto, outro detalhe tem sido deixado de lado nas críticas e resenhas, Felix precisava beijar seu companheiro não somente por ser uma conquista social, mas porque aquele era o último grande encaixe amoroso do melodrama noturno que faltava se resolver e não há maneira mais consagrada de encerrar a história de um casal com um beijo, casamento ou nascimento.

Esta luta cotidiana pela tolerância, pela diversidade, pelo reconhecimento está diretamente conectada às lutas por direitos, por leis, por proteção e, simplesmente, por igualdade. Portanto, o beijo em si é vital pelo rompimento que ele representa na dramaturgia brasileira na principal produtora de conteúdo televisivo da América do Sul, pela discussão que ele gerou, pelo enquadramento que valorizou a naturalidade da questão e a possibilidade do homossexual como protagonista, pela ênfase nas dificuldades que são peculiares à sexualidade do ex-vilão que se tornou o herói, enfim, pelo fato de permitir novas gramáticas morais, de nos dar mais forças para combater o preconceito e defender a diversidade no nosso dia-a-dia, o que inclui nosso jornalismo e nossas telenovelas.” Diz João Senna, mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas na UFBA.


Desta forma concluímos que a telenovela tem contribuído para socializar a homossexualidade, por ser um produto cultural popularizado. Porém, percebeu-se também que a novela, apesar de trazer o tema ao público, não pode avançar em sua discussão sem o suporte da sociedade. Por isso o primeiro beijo gay foi ao ar somente este ano.  

1 comentários: